Aquilo que já foi considerado um luxo e algo supérfluo ao longo dos anos se mostrou como uma ferramenta de ganho de qualidade de vida e entrosamento de vizinhos.
E hoje ter um local adequado para o lazer e para o convívio dos moradores não é privilégio de prédios novos, claro que os condomínios mais antigos podem transformar alguns espaços mal aproveitados para criar áreas comuns como uma academia.
Uma academia de ginástica em condomínios não se trata apenas um conjunto de equipamentos que aumenta o valor agregado da edificação. As funções vão muito, além disso, afinal acaba tendo a especial função de promover a saúde dos moradores, a integração e a melhor convivência.
Vale lembrar que especialmente os mais idosos, que há uma procura por atividades que possam ser feitas em conjunto com outras pessoas para se socializarem. A academia de ginástica em condomínios também pode servir a esse propósito.
Outra função especial que uma academia em condomínio promove é o ganho de tempo e a facilidade de acesso, uma vez que apenas de apenas basta descer para a ginástica é insuperável.
Claro, que uma academia deve ser bem equipada, porque assim se torna um incentivo para quem deseja praticar alguma atividade física, mas tem preguiça de frequentar às academias convencionais. É também um incentivo para aqueles que têm pouco tempo para malhar.
A academia de ginástica apresenta para o próprio condomínio, uma melhor relação custo-benefício das áreas de lazer, já que é mais um recurso que poderá ser usufruído pela coletividade.
Trata-se de maior preservação do valor dos ativos do condomínio, se encararmos a academia como um investimento.
Para aqueles que ainda não possuem um espaço de ginástica, é possível a sua implantação a partir do desenvolvimento de um projeto que inclua a definição do espaço, a compra de equipamentos apropriados e até mesmo a contratação de um professor.
Confira a seguir o passo a passo para implantar uma academia de ginástica em condomínios.
- Realizar uma pesquisa com os moradores
O desenvolvimento de uma pesquisa com os moradores do condomínio deve ser o primeiro passo para a elaboração de um bom projeto. Por meio dela, o síndico conseguirá ter noção do verdadeiro interesse dos moradores e quais os tipos de equipamentos poderão ser adquiridos para a academia de ginástica a partir das informações levantadas na pesquisa.
O escritório FAROLIM ARQUITETURA possui ferramentas que permitem fazer essa pesquisa de forma online.
- Elaborar um projeto de implantação da academia
Com o retorno positivo da pesquisa, o síndico terá sinal verde para começar, de fato, o projeto. O primeiro passo na elaboração do projeto é a escolha do espaço no condomínio. O tamanho mínimo ideal para o conforto do usuário é de 16m². O espaço também deverá ser arejado e com claridade.
FAROLIM ARQUITETURA elaborará e apresentará todos os projetos em 3d.
Os equipamentos essenciais para a academia são, como exemplo, esteira e bicicletas ergométricas, conjunto de halteres emborrachado com o respectivo suporte, estação de musculação, colchonetes emborrachados, bancos reguláveis, espaldar de madeira, fita de suspensão e kit elástico. A título de ilustração, esse orçamento pode custar, em média R$ 19 mil, os fornecedores facilitam a compra.
- Apresentar o projeto para aprovação dos moradores em assembleia
O terceiro passo para a implantação de academia de ginástica em condomínios é convocar a assembleia de condomínio para que o projeto seja apresentado aos moradores e, posteriormente, decidido.
Mais uma vez, FAROLIM ARQUITETURA enviará previamente o projeto ao síndico e aos condomínios. Dessa forma, eles chegarão à reunião já sabendo todos os detalhes e usarão o momento para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir.
- Realizar as obras necessárias para o espaço
Após a aprovação da assembleia, o síndico deverá contratar os prestadores de serviços para executar as obras necessárias para implementação da academia de ginástica. Para os condomínios que já possuem um espaço, é possível que soluções simples, além da compra de equipamentos e dos acessórios, o projeto de decoração de interiores e de layout a ser realizado pela FAROLIM ARQUITETURA renovará o ambiente e o tornará propício para a prática adequada de atividade física.
- Adquirir equipamentos de ginástica
Com o espaço pronto, executado conforme o projeto, vamos para a aquisição de equipamentos. Em alguns condomínios, o síndico prefere montar a academia por partes, para sentir a aceitação dos moradores. Esse “escalonamento” deve estar previsto no projeto apresentado na assembleia.
À medida que for sentindo que a proposta deu certo, poderá incluir outros equipamentos além da esteira, da bicicleta ergométrica e da estação de musculação, até atingir o projeto original elaborado pela FAROLIM ARQUITETURA
- Desenvolver um regulamento
O desenvolvimento de um regulamento para a academia de ginástica também é um ponto essencial, pois será responsável por estabelecer as regras de uso.
Dentre os benefícios de elaborar o regulamento, está o de preservar os equipamentos e ter um controle de quem frequenta a academia. Isso permitirá ao síndico avaliar a experiência e, se for o caso, investir mais no local.
- Contratar um profissional
A contratação de um professor para a academia de ginástica é um tema atual, importante a ser discutido entre os usuários do espaço, pode ser o diferencial, além de ser o motivador para a criação do espaço.
Geralmente, o custo de um desses profissionais é rateado entre os interessados em frequentar as aulas coletivas na academia, uma boa forma de baratear para todos e fortalecer a convivência no condomínio.
Sobre o horário de trabalho, estima-se que cerca de 9 horas semanais é possível contemplar todas as idades. É possível separá-las em 3 dias, sendo uma hora diária para atividades coletivas voltadas para a 3ª idade, uma para adultos e outra para crianças.
Não custa lembrar que as aulas coletivas promovem maior interação entre os condôminos, o que contribui para a boa convivência. Importante ressaltar que deve ser realizada a contratação de um profissional de Educação Física, devidamente registrado junto ao CREF (Conselho Regional de Educação Física).
A academia de ginástica em condomínios já foi considerada algo supérfluo. Mas diante da preocupação em promover o bem-estar e a qualidade de vida, segurança, especialmente em um mundo estressante como o atual, pode ser algo muito valorizado, tanto externa quanto internamente.
Com todos os aparelhos necessários, a área fitness ajuda a economizar tempo e dinheiro, já que não é preciso pagar nem se deslocar até uma academia para praticar exercícios físicos. Lembrando sempre de respeitar o perfil dos moradores para que os espaços comuns sejam realmente usados.
Vamos projetar esse espaço?